Exames Complementares
Audiometria
Trata-se de uma avaliação da acuidade auditiva do trabalhador, ou seja, detecta a ocorrência de possíveis perdas no sentido da audição do funcionário.
O exame de audiometria é realizado em cabine de isolamento acústico.
​
Espirometria
Este exame é uma medição da quantidade de ar e a velocidade com que ele entra e sai dos pulmões quando o funcionário respira.
A espirometria é realizada com o funcionário de pé e respirando pela boca, que o trabalhador coloca em um tubo conectado ao aparelho medidor (espirômetro).
​
Radiografias
Os exames de Raios X do tórax e da coluna vertebral são os mais comumente solicitados para fins de Saúde Ocupacional.
​
Eletrocardiograma (ECG)
O eletrocardiograma é uma medição das variações das ondas elétricas resultantes das contrações do coração.
O ECG é realizado com o funcionário deitado e com eletrodos cardíacos afixados na região torácica. Esses eletrodos captarão as variações elétricas das batidas do coração e as transmitirão para um aparelho (eletrocardiógrafo) que imprimirá um gráfico, posteriormente lido pelo médico.
​
Eletroencefalograma (EEG)
Esse exame analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, ou seja, detecta possíveis anormalidades no funcionamento cerebral.
No EEG o paciente permanece deitado, com eletrodos afixados em seu couro cabeludo. Os eletrodos encaminham os sinais captados para um aparelho (eletroencefalógrafo) que imprimirá um gráfico a ser analisado pelo médico.
​
Acuidade visual
É o exame oftalmológico que avalia a capacidade da visão na percepção de formas e contornos. Detecta a existência de déficit nessa capacidade visual do funcionário.
A forma mais simples de sua realização é a verificação através da Escala de Sinais de Snellen. Com ela o funcionário deve ler algumas linhas de letras que vão diminuindo em tamanho.
​
Exames laboratoriais
Trata-se de um conjunto variado de possibilidades de exames, a maioria a partir de avaliação de sangue, urina e fezes do funcionário.