Laudo Ergonômico
Mas o que é o Laudo Ergonômico?
O laudo ergonômico/AET é um documento obrigatório para as empresas cujos funcionários estejam expostos a riscos decorrentes de esforços físicos.
Esses esforços podem ser por levantamento e transporte de cargas pesadas, por consequência de esforços repetitivos ou, ainda, por posturas inadequadas, entre outros fatores.
A análise demonstra detalhadamente os riscos ergonômicos aos quais o profissional está exposto, oferecendo subsídios para que se realizem adaptações que vão aperfeiçoar a relação entre a produção e o bem-estar do funcionário, minimizando os riscos de lesões decorrentes do trabalho.
Qual seria o profissional mais habilitado para elaboração?
Sabe-se que na prática,
-
Engenheiros de Segurança;
-
Médicos do Trabalho;
-
Educadores Físicos;
-
E Fisioterapeutas
Assinam Laudos Ergonômicos e, de fato, não há norma que os proíba de o fazerem ou que defina quem são os profissionais competentes para assiná-los.
O entendimento da Ius Natura é que o profissional deve possuir um conhecimento ligado à área de Ergonomia, seja no período de graduação ou em uma especialização.
Então, o que aconselhamos é que somente os profissionais citados acima, que possua conhecimentos em Ergonomia e Registro em seus respectivos Conselhos de Classe, assinem o laudo.
E dentre esses, é mais comum vermos a elaboração de tal documento pelo fisioterapeuta, profissional que possui conhecimentos específicos sobre os problemas de saúde decorrentes de más condições ergonômicas nos ambientes de trabalho.